domingo, 5 de julho de 2009

Rádio Teresópolis 62 anos

Na foto: Carlos Ciannella

Dia 1º de junho, a Rádio Teresópolis AM completou 62 anos de atividades. Fundada em 1947, segue em amplo crescimento em sua audiência. Apostando na informação, o diretor da empresa, José Carlos Pedra dos Santos, crê no crescimento ainda maior da empresa, que terá em breve o seu sinal ampliado, alcançando longinquas localidades do interior do município. A jovem senhora, de 62 anos, segue seu caminho. Bela, isenta, de roupa nova e com ânimo redobrado. Ganham os ouvintes, a população, as empresas parceiras, enfim ganha Teresópolis.

Nova administração - Em 2008 o empresário José Carlos Pedra assumiu a direção da Rádio Teresópolis. Aplicando técnicas modernas e empreendedoras de administração, investiu nas mudanças. O antigo sobrado na Rua José Augusto da Costa tornou-se pequeno para os planos. Uma casa na Rua Francisco Sá foi reformada e remodelada para receber os novos e modernos equipamentos. As mudanças foram feitas também na programação, com retirada de quadros, reformulação de programas tradicionais e a criação de novas atrações. O incentivo aos profissionais, através do conforto do local de trabalho, o ambiente saudável e as condições consideradas ideais foram alguns dos fatos que impulsionaram a expansão.

Direção - José Carlos Pedra dos Santos, popularmente conhecido como Cacá, destacou-se nos campos de futebol, onde fez parte da consagrada campanha que levou o Barra Futebol Clube à divisão de acesso do futebol carioca. Resolveu investir no campo da comunicação e dirigiu também o Teresópolis Jornal. Pronto para novos desafios, assumiu a Rádio Teresópolis, onde divide a responsabilidade com o gerente operacional. Marco Aurélio Santos, que começou sua carreira como locutor na mesma Rádio Teresópolis e foi trazido de volta. Antes passou por outras empresas de radiodifusão, entre elas a Rádio Tupy AM, do Rio de Janeiro.

Equipe de jornalismo - Informar com precisão, isenção e qualidade. Esse é o objetivo da equipe de Jornalismo da Rádio Teresópolis. O setor policial é acompanhado pelo repórter Cláucio Mizael. No departamento de esportes, a bola está com Sylvio Maffei, cujas informações não se baseiam apenas no esporte local, que obviamente tem maior espaço, mas também no nacional. Para as notícias gerais, do dia a dia da cidade, o responsável é André Oliveira, também criado e depois resgatado pela Rádio. É responsável pelas notícias gerais da cidade, do estado e do Brasil.
Universitária, dona de voz forte e marcante, a produtora Beth Soares é um reforço no time do jornalismo. Outros jornalistas também são lembrados como peças importantes na nova fase da Rádio Teresópolis: Orlando Castor, Karlany Soares e Marcello Medeiros, que optaram por diferentes oportunidades profissionais. Na área de produção, outra profissional importante que ajudou esse crescimento foi Raquel Krenzinger.

Programação - A Rádio Teresópolis inicia sua programação, de segunda à sexta, às 6h, com o Sertanejo Bom Demais, comandado pelo locutor Antônio Carlos. Às 9h o bastão é passado para o comunicador Wilson Mendes, que comanda o Bom Dia Cidade. O programa tem perfil comunitário e conta com a participação de Rafaella Pedra – outro talento descoberto na rádio – que vai ao bairros e constata os problemas. Todas as reivindicações são encaminhadas para a Ouvidoria da Prefeitura. Cedae e Ampla também recebem as reclamações. Na sequência, das 11h às 12h30, Marco Aurélio comanda o Repórter Policial, um dos mais tradicionais programas da Rádio Teresópolis. Nele, Cláucio Mizael traz os fatos registrados na Delegacia de Polícia, na PM e no Corpo de Bombeiros. Também entram no ar as informações gerais da cidade.
Na programação da tarde, a música e o entretenimento ganham espaço. Tião Correia, outro filho da casa, foi trazido de volta para apresentar “A Vida é Um Show”. Às 15h30, Tião passa a bola para a dupla Luciano Cavalcante e Rafaela Pedra, que, juntos comandam o Conexão 1510. As 18h, outro resgate, entra no ar o programa Sete Minutos com Maria, a apresentação é do casal Antônio e Marilza Gagno. O Jornal das Seis, com o resumo das notícias do dia, fecha a programação.

Amigos que passaram por aqui - Um grande número de profissionais passou pelos microfones da Rádio Teresópolis. Na direção, Raul Fernandes, Renato Ferro, Vieira de Mello, Ayrton Rebello, Gilda Lopes Leite e um grupo de investidores. Luiz Moreno, Dulce Guimarães, Ayrton e Alfredo Rebello Filho, Cid Camargo, Reginaldo Castro e Hélio Carracena. Também não podem ser esquecidos Aroldo Barros, Délcio Monteiro, Carlos Colla, Carlos José, Bandeira Junior e Luiz Cláudio Bandeira, José Edézio, Vicente Alencar, Fernando Pinto “Gato Preto”, Heitor Rocha, Wilson Fernandes, Marbil Rodrigues, José Carlos Lippi, Vicente Donato, Gilberto Passos, Robson Alencar, Dirceu Rabello, Cristiano Cavalcante, Lisemara Guedes, Gentil Carvalho, Carlos Alfredo, Celso Nascimento (Juruna), Artur Fernandes, Nida Rego, Ricardo Mendes, Rogério (Jujuba), Alexandre Yath, Hichan Tofaily, Marco Antonio, Andrea Maciel (A Maria Chuteira, Rádio Globo), Arthur Ricardo, Adão Conceição, Leonir Schumacker, Hans Hebert Henzo, Marcelo Rocha, Maurício Aragão, Celso Martins, Silvia Pimentel, Almir Quintas Bandeira e muitos outros.
A história - Tudo começou no dia 8 de fevereiro de 1946, quando aconteceu a primeira reunião preparatória para a criação da Rádio Difusora Teresópolis S/A. Em1946, o ex-prefeito Roger de Souza Malhardes, o rádio-técnico Marcelino Garcia; o jornalista Raul Fernandes e o serventuário da justiça, Manoel de Souza Pinto, fizeram a sociedade que criava a Rádio Teresópolis Ltda. Em 5 de outubro de 1946, foi publicada a portaria que permitia o estabelecimento de uma estação. A partir daí começaram os preparativos, com a aquisição dos aparelhos para as transmissões e instalação do estúdio da emissora, localizado na Rua Cabo Frio, na Várzea. No dia 31 de maio saiu a autorização para o início das transmissões e dois dias depois, em 1º de junho de 1947, às 16h, aconteceu cerimônia de inauguração do transmissor e início dos serviços de radiodifusão da Rádio Teresópolis Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádiomp3